sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

News from China...

O pessoal já sabe que me ausentei para uma viagem relâmpago á China, vim ajudar a receber um petroleiro / químico da ordem das 6.000 tons, tarefa essa que é sempre aliciante.

Este post pretende ser um pequeno relatório das impressões da minha 1ª viagem á China, já cá tinha vindo uma vez num petroleiro e estive tão ocupado durante a estadia que só vi 2 chineses, está, para mim, é a primeira vez que cá venho.

A viagem foi Lisboa, Frankfurt, Pequim e finalmente Weihai donde segui de carro, uma hora de viagem, até Xixiakou onde cheguei já muito tarde, por volta das 22 horas, estive apenas 24 horas a viajar e como não consigo dormir nos aviões estava um bocado cansado.

A viagem foi apenas aeroporto e apenas na viagem de carro é que vi um bocado da China á noite, ou seja, não vi nada pois para eles a iluminação nocturna são candeeiros apagados. As pequenas povoações que vi eram pobres e não tinham nada. O que me espanto quando saí do aeroporto de Weihai foi o cheiro, cheiro esse que me acompanhou até agora.

No dia seguinte no hotel começou a minha saga chinesa, começou no pequeno-almoço, refeição essa que em todos os hotéis por onde tenho passado não varia muito, existe sempre pão, torradas, queijo e ou doce, café com leite e essas coisas que se está habituado. Aqui não foi assim, mal cheguei ao restaurante fui atropelado por um bando de mulheres, que me empurraram sem cerimónia nenhuma, para se porem na bicha do pequeno-almoço, pareciam baratas.
E o que me apareceu pela frente foi isto:


Não têm pão, é uma massa de farinha de trigo que é posta a cozer e fica assim enrolada ou faz uma bola, vários tipos de legumes, alguns apimentados, eu gosto das algas, umas coisas que parecem farturas mas são insossas sem açúcar nem sal, um ovo cozido por cabeça e finalmente o liquido, um caldo de algo tipo sêmola sem sal e extremamente desenxabido.


Como isto todos os pequenos-almoços cortando só no ovo por causa do colesterol.
É escusado pedir mais qualquer coisa, aqui no hotel o máximo que sabem é “good morning” e essa é a rapariga da recepção. Muito iuann, taian e blá blá blá e não passa disso, ninguém se entende. Acaba por ser engraçado.

Depois passamos ao capítulo do almoço e jantar, desporto radical aqui nestas paragens pois escolhe-se de um menu em inglês mas as surpresas são sempre muitas.
Até agora o mais radical que comi foi um ensopado de alforreca com amêijoas e umas coisas que vim a saber que era pele de porco, não estava mau, não me impressionou mas comia-se, infelizmente não tenho imagem.
Mas pode-se comer pepino do mar, tem um aspecto lindo, o comandante diz que é bom, eu ainda não cheguei lá.

Tofu com um peixe que a certa altura olhei para o que estava no prato e já não sabia se era peixe se era sei lá o quê…


Ostras fritas que comi até fartar, aqui as doses são enormes.


Um prato com umas coisas que o imediato disse serem Actínias, coisas do mar compridas e acompanhadas de verduras, parecia relva, daquela grossa, era bom mas não se deve comer uma dose inteira, farta e é só verde.


Uma tigela de um caldo com noodles que utilizo para acompanhar e terminar a refeição.


Isso tudo regado por uma Tsing Tao, a cerveja chinesa que nós podemos encontrar em Portugal se formos a algum restaurante chinês, eu gosto desta cerveja, é leve e bebe-se bem.
Como sempre com os pauzinhos e coisa engraçada, no meu lugar agora só estão os pauzinhos, já não tentam impingir-me os talheres ocidentais. 

E como ponto positivo, o serviço é todo feito por umas pequenas tipo borboleta que deixam encantado qualquer marinheiro baboso, elas não nos entendem, temos de pedir guardanapos a todas as refeições mas de resto são bem agradáveis…

Quanto ao resto da China, infelizmente ainda só fiz hotel - estaleiro e regresso, não vi mais nada e nem fotografei nada, afinal estou em trabalho e não em turismo.

Antes de escrever este post estive num supermercado aqui ao lado a comprar café solúvel e chocolates, suprir umas pequenas falhas na dieta chinesa.

Mas uma coisa ninguém me tira, já estou na China há uma semana e isso vale tudo…

Jimmy
Publicado no SOL no sábado, 13 de Setembro de 2008 13:58

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma gaivota disse: