quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Trabalhos na máquina 1

Esta série de post são para mostrar alguns trabalhos que se executam a bordo dos navios, ás vezes em condições bem duras.
Algumas das fotos não foram tiradas por mim mas foram-no por minha indicação. Eu sempre gostei de me documentar com fotografias o máximo que eu pudesse. É sempre uma boa memória.
Começa com uma visão geral de uma casa da máquina de um petroleiro, cerca de 200.000 toneladas, grandinho.

O trabalho que a seguir se descreve foi o da substituição de uma camisa de um cilindro do motor principal.

Começou-se por se extrair o êmbolo ou pistão. Nós nos navios dizemos êmbolo, em terra diz-se pistão ou “pistons”. Podem ver pelo estado do embolo que a camisa já tinha um desgaste tão grande que os êmbolos partiam os aros (segmentos) todos. 

A camisa já suspensa, pesava cerca de 5 ton. E o guincho da ponte rolante que tinha a capacidade de 5,5 ton começou a portar-se mal, não segurava a carga. Ela começava a deslizar e eu tinha que estar sempre a compensar com toques de motor, foi um bocado aflitivo e arriscado.

Depois foi a dor de cabeça tirar a saia para pôr na camisa nova, levou cerca de 5 a 6 horas tirar aquela porcaria de peça. A saia é um cilindro que envolve parte da camisa e onde circula a água de refrigeração.


Foi necessário entrar no cárter do motor para inspecções ... 


e apertos, tarefa pouco agradável uma vez que está tudo coberto de óleo, está quente e … não é agradável.

E é assim que se sai de lá dentro, num estado miserável de cansaço e sujidade.

Este foi um de uma série muito grande, tenho pena de não os ter a todos bem documentados. O que também seria uma seca muito grande para o pessoal. Vou deixar apenas alguns registos.

Publicado no SOL na segunda-feira, 14 de Janeiro de 2008 23:40

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma gaivota disse: