domingo, 11 de março de 2012

O Nevoeiro.

Tínhamos hora marcada para entrar, tínhamos muitos trabalhos no convés e na máquina e os fornecedores estavam á espera há já uns tempos por esta oportunidade, inicialmente marcada para dia 30 mas adiada por motivos de ordem comercial para dia 1. O que me fez abortar um trabalho porque uma das equipas já tinha marcado outra tarefa para esse dia. Engraçado como determinadas pessoas ficam ofendidas quando um fornecedor não acompanha a anormalidade de falta de planeamento que tanto nos tem caracterizado. Sim, eu posso contar. Descarreguei no Porto Brandão e recebemos ordem para ir carregar a Sines e quando íamos a toda a força a passar o Espichel recebemos ordem para voltar a Porto Brandão carregar o que tínhamos descarregado e rumar a toda a força para Setúbal...
Como uma das vezes que nos deram um dia no TMS pois não havia carga e eu aproveitei para fazer a manutenção ás máquinas principais, apenas rotina, substituição do óleo do cárter, operação que tem de ser feita de 1000 em 1000 horas. Pois mal tirei o óleo da máquina veio a ordem de sair para carregar. Não saí, primeiro acabei o trabalho. O que me enfureceu dessa vez é que tinha estado dois dias antes um caramelo do planeamento a jantar no navio, queria conhece-lo e ver as máquinas e eu tinha-lhe explicado que os navios tinham máquinas e que como os carros também tinham que fazer as chamadas revisões e que, quando nos mandava para o TMS parar eu aproveitava para isso. Foi chover no molhado, foi logo a seguir.
Agora já sou macaco velho, quando planeio uma operação só contacto e combino com os fornecedores mesmo á ultima e..... normalmente falha.
Pois tínhamos marcado hora para entrar mas não podemos porque o porto estava fechado devido ao nevoeiro, azares da natureza. Éramos nós ao largo e o pessoal á espera do navio no cais. E como nós havia mais navios á espera. O porto estava fechado.
Até que caiu o nevoeiro e aí entro em acção a estupidez humana, sim estupidez e falta de flexibilidade, eu chamo as coisas pelos nomes. O nevoeiro caiu e marcaram a s entradas só para duas horas depois pois o sistema só aceita entradas com 2 horas de antecedência. E não há volta a dar... é culpa do “SISTEMA”.
Então ficou-se uma manhã maravilhosa de sol á espera que o tal sistema desse luz verde. Até que se começou a dar entradas.
E os navios iam entrando, um a um porque como é um porto seguro de águas profundas só mete um navio de cada vez. Não estejam com coisas, isto é muito sério, somos muito sérios, rimo-nos pouco e somos muito profissionais.... não temos é a culpa da porcaria do SISTEMA só dar luz verde duas horas depois e só sabermos meter um navio de cada vez...
A mim chateia-me solenemente estas porcarias, antes de fazer este embarque pediram-me para dar um salto a um navio que estava em Anvers, Bélgica e traze-lo para a Figueira da Foz. Pois aquele navio saiu do porto de Anvers em comboio, cruzou-se com muitos outros navios, petroleiros, químicos, LNG etc etc. Encostou-se a eles nas eclusas (eclusa é o sistema de comportas que no caso de Anvers serve para manter o porto com profundidade navegável) e mais não fez porque não era necessário. Agora se os belgas parassem o porto e todos os movimentos por causa de um navio LNG (transporte de gas) então a indústria deles já tinha ido á falência.
Pois, esqueci-me de uma coisa, eu sou um gajo da máquina e não percebo patavina de portos e afins.
E como resultado dessas operações delicadíssimas de mete um de cada vez conseguimos atracar ás 16:30, tive 3 equipas a serem pagas um dia inteiro para estarem na esplanada do porto profundo de águas seguras á espera que o navio atracasse.
A chatice é que este porto profundo de águas profundas pertence a um país seguro de águas profundíssimas.... bem basta ver as poucas vergonhas que aqui se passam, estas nossas águas profundas e negras que gerem a nossa vida e hipotecam a vida dos nossos filhos e toda uma geração vindoura.
Se com a queda do nevoeiro viesse um vendaval que varresse este país, isso sim seria uma bênção... se calhar o vento teria que esperar que o SISTEMA desse luz verde...

PS.
Podem chamar-me nomes á vontade.... porque a verdade essa é nua e crua.

Publicado no SOL na sexta-feira, 2 de Julho de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma gaivota disse: