quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O estertor de uma companhia

Navio "Viseu" da Naveiro parado em Leixões. Como este está toda a frota, como foi possível chegar a esta situação? Tenho visto um ou dois parados em Lisboa e sei que os outros também estão pois perderam a certificação para navegar / operar. Não fiz nenhum estudo nem pesquisa mas sei que começou com a falta de pagamentos aos tripulantes e em simultâneo a detenção consecutivas de vários navios por não corresponderem á legislação em vigor. Os tripulante fizeram queixa á ITF o que acelerou mais o descalabro. A empresa de "Manning" (tratava da gestão da tripulação) desvinculou-se do contracto e fechou as portas. Eu convivi alguns anos com a Naveiro pois estavam mesmo ao meu lado. Cheguei a embarcar duas vezes nos seus navios para se resolver uma pontual falta de chefe de máquinas. Com essa minha experiência não fiquei surpreso com o que está a acontecer á empresa. A Naveiro era a maior companhia portuguesa de navegação, tinha (tem) 12 navios e o seu director aspirava chegar aos 20. Apenas digo, os empresários nacionais de navegação têm de compreender que para fazer as omeletes têm que partir os ovos, têm que os usar. Tenho pena das tripulações que agora estão na expectativa de nada, tenho pena dos trabalhadores do escritório pois esforçavam-se com as condições que lhes eram impostas e que agora estão a sofrer o espectro do desemprego. Jimmy The Sailor

1 comentário:

  1. o espelho de um país á beira -mar plantado que começou no mar, e ao longo dos anos foi desbaratando e deixando cair toda a sua frota de navios!! um país de marinheiros sem navios, sem nada!!! uma vergonha nacional, um incompetência total de quem nos governa e está á frente das empresas!!!!

    ResponderEliminar

Uma gaivota disse: