segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PESCAS

Vou escrever uma coisa que talvez esteja errada, não fui pesquisar, aliás, não sou nenhum pesquisador, considero-me mais um observador. Vou falar das pescas e do que observei no porto da Horta. Estava no cais á espera de uns contentores do circo que tinham uns leões e eu queria fotografá-los quando me apercebi de dois navios de pesca encostados ao cais. Um deles estava-se a armar para mais uma faina e tinha acabado de receber os seus tripulante, filipinos ou indonésios não sei mas asiáticos de certeza absoluta. O navio era espanhol e tinha a matrícula de Vigo, aliás, eram os dois navios espanhóis.
Pensei cá para mim, porque raio não temos nós navios destes a a operar aqui e têm de ser os espanhóis com marinheiros do outro lado do mundo? Ao menos empregassem pessoal local. Pesquisei o meu arquivo fotográfico por mais imagens, a ideia de escrever isto só me veio depois e por isso não tirei outro tipo de fotos, estava mais interessado nos leões. Descobri o que queria, as fotos das embarcações de pesca locais que eu costumava ver. As imagens são elucidativas da minha dúvida.
A ideia com que fiquei é que temos umas pescas destruídas, incipientes e somos totalmente pilhados pelos outros. Seguem-se imagens de embarcações de pesca captadas noutros locais nos Açores, nenhuma das embarcações é de longo curso ou do alto...
Depois de tirar as fotos aos leões e aos navios fui ao Continente comprar cherne e garoupa para alimentar a minha família. Para minha surpresa só havia salmão e sardinha na peixaria do Continente... E para que não pensem que ando a meter umas petas com a questão dos leões aqui vai:
By: Jimmy the Sailor – 28 de Outubro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma gaivota disse: